LEVEMENTE ANCIÃO


Não vejo graça em falar sobre minha infância pois, uma coisa leva à outra e - de repente - o assunto “confessar-minha-idade” não me deixa mais feliz!


Nem mais moço!


Só digo que lembro SIM dos anos oitenta. 


E setenta. E sessenta...


E da 2ª. Grande Guerra. 


E da Primeira.


OK, confesso: estudei com a Princesa Isabel. Tomei choppinho com Cris Colombo (meu muito íntimo). Jantei a Santa Ceia. Enfim, nasci nos anos 200 antes de Cristo... (verdade: peguei o Bonitinho no colo quando fui levar um kit-chupeta pro então Toddynho-Poderoso!)


Lembro-me bem quando meus pequenos & arianos pezinhos tocaram a Terra pela primeira vez. Ela – a Terra – também não era tão anciã, respirava ainda certa adolescência e nunca mais fora a mesma. Nem meus pezinhos. Hoje calço 44 barra 45. Sapatão assumido... E não me venha com 43 barra 44 “pois depende do modelo” que eu te mordo!


Mas lembro-me também de alguns termos da Antigüidade. Bem, nem tão antiga assim! E pensando neles – nos termos – listei alguns exemplos bem básicos para ilustrar que cada geração tem, além de seus predicados, seus próprios verbos, substantivos e adjetivos.


Quem não se lembra de palavras e/ou expressões como “boko-moko”, “racionamento”, “diretas-já”, “ágio”, “impeachmant” e até os mais pálidos e atuais “mensalões”?

VOCÊ LEMBRA??? Jura???

Noooossssaaaa, que idade-média avantajada tem nossos leitores do Morumbi.net, não?


Parece que cada época tem realmente algumas palavras que só pertencem a ela: à época. E que, conforme o tempo passa, elas – as palavras – voltam para seu mais total & profundo obscurantismo.


Então, só pra relaxar – porque eu não tenho mais nada pra fazer... e parece que você também não - vai aí uma singela (termo antiiiiiiiigo esse!) listinha de algumas palavras e suas devidas substituições no decorrer das últimas décadas. Organizado que sou – tal qual um escaninho de chaves num motel de quinta – organizei (com a ajuda dos convivas Álvaro Ferraz e Israel Abreu) uma tabela na melhor linha “um X de hoje não passa de um Y de ontem”. Tá difícil? Eu desenho...


HOJE
ONTEM
BANDA
CONJUNTO
BISCOITO
BOLACHA
CONDICIONARDOR
CREME RINSE
EMPRESA
FIRMA
EXPRESSO
VAPOR
FOTO
RETRATO
HAIRSPRAY
LAQUÊ
JAQUETA
JAPONA
LOFT
GALPÃO
MASSA
MACARRÃO
PERMANENTE
BIGUDINHO
PROPAGANDA
RECLAME
QUICHE
EMPADÃO
REFLEXO
PAPELOTE
SNACK
TIRA-GOSTO
SUNGA
MAIÔ
TECIDO
FAZENDA
TÊNIS
KEDS


É isso aí... Foi-se o tempo em que tudo o que se queria saber sobre o próximo era nome, endereço e telefone. Hoje em dia, você não é ninguém sem nick, e-mail, MSN e orkut...


A propósito, qual sua idade mesmo?


Juuura? Não acredito...