MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA EM ENTREVISTA DE EMPREGO


A história é sempre a mesma: você está desempregado. Já passou por vários empregos nos últimos anos, mas não conseguiu parar em nenhum, provavelmente porque a "culpa era do chefe". Embora chefes não tenham defeitos (o único é o de não reconhecer seu talento), a culpa é sempre deles! Você até se acha profissional, pontual, competente e entusiasta mas, na hora do pé-na-bunda, a que arde é a sua! Apesar de não merecer isso, você está novamente no olho cego da rua.


Meses se passam e nada de emprego: "As coisas estão muito difíceis, o momento é delicado, o país passa por uma séria crise, muita concorrência, blá-blá-blá..."


Mas eis que, finalmente, pinta uma entrevista. Valeu a pena levar a carteira profissional pro Padre Marcelo benzer, redecorar a casa com as dicas do Feng-Shui, mandar 150 currículos pelo correio toda semana... 


Evidentemente, o drama não acaba por aí. Você ainda tem a missão - quase impossível - de passar pela entrevista e deixar uma boa impressão. Para te ajudar neste momento crucial, o pessoal aqui do Humor Tadela - profissionais extremamente capacitados e incansavelmente disputados pelo mercado de trabalho! - reuniu dez dicas fundamentais para você, enfim, se dar menos mal. 


Passo a Passo 


1º Atualize seu currículo, procurando ser o mais sucinto possível. Jamais coloque em negrito o que você "supõe" ser importante. Exemplo: Grande poder de liderança e alta capacidade na resolução de problemas. Todo mundo deduz que, se você fosse "tão" capaz assim, não estaria "tão" desempregado! 


2º No dia da entrevista, evite o figurino esporte-chic. Você não está indo ao casamento de um casal de amigos ao ar livre, num sábado à tarde! Terno de linho só se for novo e impecavelmente passado, para não dar bandeira de que você só tem um terno para "dias de entrevista", missas, velórios e afins. Prefira ternos de microfibra, um must! Se você for mulher, evite decotes, minissaias ou a combinação de ambos: desviar a atenção do entrevistador pode ser perigoso. Pior: ele pode perceber que você não é boa nem numa coisa, nem noutra! 
3º Ao chegar no local da entrevista, evite abordagens à recepcionista do tipo "E aí, gatinha, acha que rola?" ou "e aquele cafezinho experto, sai?" 


4º Em absoluto tire melecas de seu nariz, remelas de seu olho ou coce o próprio saco! Se usar o toilette, por exemplo, limpe-se bem (só pra variar) e lave as mãos na seqüência: esses lugares costumam ter câmeras escondidas.


5º Ao ser chamado para a entrevista propriamente, levante-se calmamente e acompanhe seu interlocutor, com a coluna ereta e certa dignidade. Não queira ir à frente abrindo portas, e tirando os papéis do chão. Competência é o que esperam, não um serviçal simpático! Se você é mulher, jamais saia rebolando como uma vadia. Pelo menos nesse primeiro encontro, tente passar uma imagem diferente daquilo que você realmente é. 


6º Ao adentrar o local da entrevista, não espalhe grosseiramente suas coisas por sobre a mesa do entrevistador, como se fosse sua própria casa com a habitual sujeira e bagunça que lhe são peculiares. Tenha o mínimo de classe! Se a pessoa responsável pela entrevista for mulher (e gostosa!), coloque estrategicamente sua pasta no colo. Se for homem - e você, mulher - feche as pernas: ele não precisa saber qual a cor de sua calcinha!


7º Durante a entrevista, JAMAIS pronuncie palavras como: cu, merda, caralho, porra ou demais verbetes de semelhante calão. 


Faça o impossível para camuflar aquilo que você tem na cabeça!


Tente um vocabulário um pouco mais elaborado, porém evite igualmente expressões como: "a nível de", "menas perca" e "no seu ou no meu apê?" 


8º Nunca pergunte qual sua faixa salarial, antes que a mesma lhe seja falada. Evite expressões chulas do tipo: "se, pelo menos, a grana aqui for boa..." ou "o meu último salário era tão baixo..." Caia morto, mas não diga: "Tô mais duro do que pau de tarado em dia de festa", "Minha conta no banco tá mais vermelha que paquete de mulher..." 


9º Nada de ficar puxando o saco do entrevistador, fazendo ele parecer seu melhor amigo. Nada de elogiar o porta-retratos em sua mesa ("Uau, que família linda, meu, eu nunca vi família mais maravilhosa na minha vida!"), reparar no diploma dele na parede ("Faculdade cara, hein! 'Cê tem pai rico?") ou ficar elogiando sua roupa ("Você fica ótimo nessa roupa. Terno azul, gravata laranja e lenço de bolinhas verdes lhe caem como uma luva...") 


10º Após a entrevista, agradeça o entrevistador sem exageros. Frases como: "Logo, logo estaremos tomando uns chopps juntos, amigão!" ou "E aí, quando eu começo?" são "pérolas" que podem aniquilar suas chances, se é que você ainda tinha alguma! Jamais convide o entrevistador para jantar em sua casa e, sob nenhuma hipótese, diga a ele que você tem uma vizinha "deliciosa cuja xana é liberada pra todo mundo..." 


Bem, se mesmo depois de todas essas dicas, você - despreparado e incompetente - não for aceito para o cargo, mande seu currículo aqui para o HT! Volta e meia, eles contratam um perdedor...