QUINTA Q PARIU - THIS IS NOT A CHORUS LINE...

Cena escrita especialmente para abrir o show, apresentando os 6 atores da companhia.




TRILHA. TODOS ENTRAM COM SUAS PLAQUINHAS, NUMA ESPÉCIE DE COREOGRAFIA. PARAM EM C.L. DA ESQUERDA PARA A DIREITA:  ANTONIO, MARLEI, MAURÍCIO, THEO, MEL E CAFI.

DIRETOR – Que palhaçada é essa? Isso aqui não é a Chorus Line, não.  [TRILHA 1] Não precisam ficar em fila... Melhor em fila, melhor assim... Bem, eu sou o diretor desta companhia de teatro, evidentemente vcs já me conhecem, eu sou famoso, premiado e blá-blá-blá... É bom que vocês saibam que este teste é para completar o elenco da disputada trupe de atores da cia. QUINTA Q PARIU. À princípio, não vou enganar vocês, não fui muito com a cara de ninguém. Falta viço, brilho, presença, carisma... De qualquer forma, eu vou dar um pequeno exercício pra cada um de vocês, desses bem clássicos de preparação de ator e espero poder ver algum poro de vitalidade, de personalidade. Primeiramente, relaxem, deixem o peso cair... [Todos exageram no relaxamento, querendo fazer tipo pro diretor] Iiiiisso, vamos lá? O gordinho aí da direita um passo a frente.

Cafi – GORDINHO, EU????????????????

Diretor – Da MINHA direita.

Antonio – Não, eu não sou gordinho, é que eu tô malhando e ganhando massa muscul...

Diretor – Shiiiiiiiiiiiii... gordinho... Sit. Qual o seu nome?

Antonio –ANTONIO RIBEIRO.

Diretor – Antonio Ribeiro, ok! Seu exercício será de expressão vocal. Os atores de hoje em dia têm dificuldades em “dizer” corretamente uma fala um pouco maior. Respiram mal, engolem sílabas, não têm domínio técnico. Repita rapidamente e em bom som, logo depois de mim: [Antonio nunca consegue]

- AS- MAS- DAS- LAS /AR- DAR- BAR- LAR / AL- CAL- MAL- SAL / LÃ- PAN- FAN- RÃ. Péssimo...

- Na boca de um beco / Na bica do belo / Um bravo cadelo / Berrava bau-bau.

- Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã...

[Pausa] Ai... Você não consegue, não é, Antonio Ribeiro? Um exercíciozinho tão básico... Todo mundo quer ser ator, mas estudar pra isso que é bom, são poucos. Pra se pisar num palco é necessário reconhecimento individual, grupal, espacial... [TRILHA 2] Entrosamento. Disciplinaridade. Memória. Concentração. Confiança. Habilidade em jogos cênicos.  Em improvisação. Domínio do Corpo, da Voz, da Alma, do Universo... ALELUIA IRMÃO!!!

Mel: ALELUIA!!! [Todos ficam meio chocados].

A gostosinha do grupo, um passo a frente! [Mel e Marlei dão um passo a frente. Pequena pausa. Cafi também dá] Eu disse a gostosinha... a loirinha... [Mel volta pro lugar] O queixudinho aí tá gozando com a minha cara??? Volta já pro seu lugar, titia! [Pra Marlei] Nome?

Marlei – MARLEI CEVADA. Apresentadora, atriz... E modelo...

Diretor – Pelo tamanho, modelo de rodapé, não? [Reação Marlei] Caruda você, não? Sabe andar? [Reação Marlei, Hellooo!!!] Não to falando andar simplesmente, mas andar reconhecendo o espaço, sentindo o solo, o pé fincando o chão, a vibração que isso tem no cosmo, sabe? [Reação] Vai andar, vai...

Marlei [chorosa] - Ahhhhhhhhhhhhh, tô dispensada???

Diretor – Não, múmia, eu quero que vc ande pelo espaço, abrace esse espaço, sinta-o como se ele fosse seu. Agora eu vou usar códigos: cada número que eu disser vai corresponder a uma ação. Presta atenção: 1 = pá!  [gira] / 2 = gol! [grita] / 3 = atchim! [espirra] / 4 = deita [e se finge de morta]. OK? Vamo lá: 1 3 2 4 4 3 1 4 2 ... ai! [O exercício ganha velocidade e Marlei se confunde toda] Ah, tira a roupa, vai! [Ela trava] Não agora, benzinho, teremos mais tempo pela frente [Ela faz uma careta pra ele e volta pro seu lugar]. Ora, ora... Gêmeos? [TRILHA 3]

Theo – Não, eu nasci na semana seguinte! [TRILHA 4]

Diretor – Hãham, vc sabe que essa gracinha pode sair cara pra vc! Todo mundo sabe que, entre gêmeos, um é sempre o engraçadinho! E geralmente é gay! O outro... nome?

Mau – MAURÍCIO SAMPAULO.

Diretor – Vou te propor o exercício do ESPELHO.

Mau – Posso fazer com meu irmão?

Diretor –Vc me acha tão óbvio assim???

Mau – Desculpa...

Diretor – Que desculpa o que? Por que acha que eu propus o exercício do espelho? Claro que é com ele. Mas o comando é totalmente dele, e é você quem vai repetir cada gesto de forma idêntica, eu quero me esquecer de quem está no comando, vão!

[Theo faz gestos de pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, etc. E, simultaneamente, o Mau repete]

Diretor – OK, ok, ok... chega! Agora o mais viadinho... [Cafi dá um passo a frente] Dos GÊMEOS!!! [Cafi volta pra fila. Mau empurra o Theo pra frente] Nome?

Theo – THEO RIBEIRO.

Diretor – Theo Ribeiro, que bom pra vc. Pode voltar pro seu lugar. Começou muito bem. Ruivinha, sua vez. Ruiva natural? Ahã... Engraçado como vc não se parece em nada com a foto que eu tenho aqui.

Mel – é que NO DIA DA FOTO eu fiz escov...

Diretor – Shiiiiiiiiiiiiii. Pela mudança, no dia da foto, vc deve ter engolido a escova, não? Nome?

Mel – MELISSA COMUNALLE. Atriz.

Diretor – É, o mundo realmente tava precisando de mais uma atriz. Pra vc eu ia propor o exercício da estátua que objetiva o conhecimento da técnica do estático, muito útil em dramatizações. Mas como eu tô vendo que vc já parece meio parada de natureza, eu vou trabalhar suas expressões num nivel de sentimentos humanos, percebe? Sinta cada palavra que eu vou dizer e manifeste-a de acordo com seus sentimentos mais profundos, ok? [Mel exagera várias caras e bocas] Mostre-me... alegria, tristeza, medo, ira, orgulho, cinismo, desanimo, NÃOOOOOOOOOO!!! Menina, você tá OVER! Relaxa essa cara! Concentra. Não pensa no sentimento, simplesmente SINTA! De novo! [Mel fica tão travada que não mexe um músculo] Alegria, tristeza, medo, ira, orgulho, cinismo, desanimo... Issooooooooooo, começo a achar algo em vc, ruivinha... Falta mais alguém nesse grupo? [Cafi dá um passo a frente]

Cafi – FARIELLO. CARLOS FARIELLO.

Diretor – OK, Fariello Carlos Fariello. Pela pinta vc me parece hiperativo. Ou hiperpassivo, não sei. Seu exercício vai ser de RELAXAMENTO. Eu quero ver sua capacidade de limpar este seu vazio interior – que me parece ser bastante grande - pra dar espaço às características do personagem, ok! Vamolá! [TRILHA 7] Calma, relaxa. Respira profunda e suavemente. Sente a planta do pé. Solta essa calota. Afrouxe pernas, joelhos, abdomem, imagina uma grande nuvem envolvendo seus órgãos digestivos, seu sexo... Tira do rosto qualquer ruga de preocupação... Eu disse: tira do rosto qualquer ruga de preocupação... Percebo, Fariello, a coisa da idade! Relaxa o couro cabeludo – sinta seu coro cabeludo, converse com ele. Vc pergunta e ele responde... Boceje, espreguice, relaxa tórax, ombros, nuca... [F dorme] Agora, Fariello, vamos... Fa, Fariello... Fariello... FARI-E-LLO. [F acorda assustado] Ah, mas tá difícil tirar algo de bom desse grupo, não? Que decepção!

Bem, de longe já percebo que ninguém aí está capacitado para uma vaga neste elenco... Mesmo assim, pra compensar as horas de fila que vocês enfrentaram desde o início do dia e com uma certa pena da cara de fome de cada um de vcs, eu vou dar uma chance – o que não acontece todo dia, que fique bem claro. Prestem atenção: na próxima hora eu quero ver vocês em cena, fazendo o que sabem, ou o que pensam que sabem. Se exponham, se coloquem, me conquistem. Façam-me enxergar algo além do pouco que vejo. Ok? VAMOLÁ!!! MERDA! [TRILHA 8]

Todos  - MERDA... Merda...

Alguém – Vai ser...!