SOUZA CRUZ - EVENTO


 Stand-up apresentado em Salvador [BA], por Leandro Hassum 

Boa noite, pessoal, talvez alguns de vocês já me conheçam. Eu sou uma pessoa bastante inteligente, modesta, sou famoso, sutilmente gordinho e tenho meu próprio programa na Globo. Meu nome é Jô Soares... ops, brincadeirinha!

Eu sou Leandro Hassum mas, na verdade, eu tenho mesmo um programa que divido com outro comediante maravilhoso.  Um é talentoso, sexy, incomparável, insubstituível; o outro é Marcius Melhem.

Mas é comum me confundirem, isso é algo que sempre me acontece. Hoje mesmo eu estava chegando aqui e alguém falou: -Olha lá aquele cara que faz os gêmeos na novela... As pessoas, de fato, me confundem muito com ele. Vocês podem não acreditar mas eu NÃO sou ele. Somos apenas MUITO parecidos! Por falar em gêmeos, meus melhores amigos são gêmeos. Um é chef de cozinha, o outro é chefe de quadrilha!

Mas vamos ao que interessa. Parece que o Natal acabou ontem, não é? Aliás, minha mulher preparou um peru tão grande, mas tão grande (a “coisa” tinha quase um metro...) que eu perguntei pra ela: -Onde você assou esse peru? No crematório do Caju?

Eu ainda nem acabei de digerir o bicho e já mudaram de assunto: já tá todo mundo em ritmo de carnaval. Isso porque nós, brasileiros, adoramos uma festa. E temos mais é que ser assim, porque a gente é conhecido lá fora justamente por sermos um povo festivo, bem humorado, carismático...

O Brasil também é conhecido pelas belas praias que tem, pelo futebol, pelas novelas, pela música... E, claro, pela excelente culinária, pela Gisele Bündchen... Enfim, (MALICIOSO) tudo o que há de bom pra se comer! Ou SONHAR em comer... Sendo assim, a gente tem mais é que ser feliz, não é não?

Mas é claro que, por outro lado,  tem aquele zé-povinho que só reclama, só joga pra baixo, só vê o lado negro das coisas, esse são os polític... digo, os pessimistas! Vamos dar uma deletada geral nesse povo e falar de coisas boas.  

Cada vez que eu paro e penso como a gente evoluiu nos últimos 15, 20 anos, eu fico passado. Olha só quanta coisa aconteceu de lá pra cá!

(SE QUISER, FAÇA UMA LISTA IMPRESSA PARA AJUDAR. “Hoje, enquanto eu fazia uma progressiva, eu até anotei uns tópicos pra comentar com vocês!”)

Vamos começar pelos esportes.

Segundo o livro "Brasil, o País do Futebol" de Betty Milan, o futebol no Brasil não é um esporte. É o jogo da bola, da malícia e do drible. É o jogo que reflete a própria nacionalidade de uma terra dominada pela paixão da bola. No espaço do jogo, o futebol brasileiro é capaz de esquecer o próprio objetivo do gol, convicto de que a virtude sem alegria é uma contradição. Ganhemos a copa ou não, somos os campeões da paixão despertada pela bola!

Muito bem... Já éramos tricampeões do futebol desde 1970. Os idos de 94 tornaram o Brasil tetra-campeão na Copa do Mundo nos Estados Unidos e, vamos combinar que por muito pouco, quase abocanhamos a Copa seguinte na França (IRÔNICO - que Deus a tenha!). Aí, pra lavar a alma veio a Coreia do Sul/Japão 2002 e viramos PENTACAMPEÕES!

O BRASIL é o único país campeão nas três categorias de competições oficiais da FIFA, simultaneamente, dando-nos a inédita “TRÍPLICE COROA”. É mole? É pra qualquer um?  É pros pessimistas? Claro que não... Então vamos combinar que o futuro do futebol a Deus pertence e a nós também, mas vamos falar um pouquinho de outros esportes e outras estrelonas do Brasil:

-César Cielo, o nadador, é outro com quem também sempre me confundem. O garotinho saiu lá de Santa Bárbara d'Oeste pra ganhar o mundo nadando. Se tornou campeão olímpico nos Jogos de Pequim, campeão mundial em Roma, ganhou três medalhas de ouro e uma medalha de prata nos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro. É recordista mundial e um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Ou seja, o menino é um Titanic na água, a diferença é que ele não afunda!

-O Guga no tênis bate um bolão, ou melhor uma bolinha. O meninão chamado Gustavo Kuerten é considerado o maior tenista masculino da história do país. Justamente em 1993 ele ganhou seu primeiro título e vários outros vieram ano após ano até 2008, quando ele finalizou sua carreira e fez sua despedida em Roland Garros. Hoje, quando se fala em tênis no mundo, certamente se fala no Guga.

-Daiane dos Santos. A menina parece um chaveirinho mas, quando pisa no tablado se torna uma pipoca. Daiane é a ginasta com “A” maiúsculo que compete pelo Brasil em provas de ginástica artística. Ela foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro num Campeonato Mundial. Também fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica em Atenas repetindo a presença na edição seguinte, em Pequim. A mocinha ficou tão poderosa na sua especialidade que seu sobrenome batizou dois movimentos após suas primeiras execuções. Isso é ou não é ir longe? Ou, melhor, pular alto?

-Outra fera desse mesmo esporte que chama a atenção e valorizou o nome do nosso país é Diego Hipólito,  bicampeão mundial do solo e membro ativo na seleção brasileira de atletismo. Quem o acompanhou viu suas quedas e viu como superação virou uma palavra forte pra ele. Como todo bom brasileiro, ele pode cair. Mas levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Superação é a palavra pra definir muitos brasileiros além dele. Define também Maurren Maggi, os Ronaldos e Kakás e Thiagos e tantos outros nomes do vôlei, do automobilismo...

Ainda na área de esportes, foi o Rio de Janeiro que sediou os Jogos Pan-americanos de 2007 e se classificou em terceiro lugar no ranking das medalhas.

Ou seja, temos mais é que comemorar sempre nossos bons momentos nos esportes nos últimos anos, com 18 medalhas olímpicas e títulos mundiais em futebol e basquete.

Pra concluir com chave de ouro e diamantes, o Rio vem aí sediando os Jogos Olímpicos de 2016 e isso, definitivamente, é BÁRBARO!

Foram três tentativas antes do Brasil finalmente ter ganhado essa disputa. O projeto é estimado em quase 26 bilhões de reais, cifra sem precedentes na história do esporte nacional.

Pediram até para eu colaborar com meu cachê de hoje, mas o governo garante que dinheiro não é problema. É solução. Bem, não me custava nada adiantar essa grana, mas já que não precisa...

Sim, moçada, o Brasil era a única potência que não havia ainda organizado os Jogos Olímpicos!

Com essa vitória, nosso querido Rio de Janeiro se torna a primeira cidade sul-americana a ser sede de uma Olimpíada. Além disso, faz o Brasil repetir os feitos do México, Alemanha e Estados Unidos, que organizaram, com diferença de dois anos, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Agora, vamos falar um pouquinho da economia.

Essa palavra por si só já deu muito medo na gente. O brasileiro teve um casamento tão duradouro com a tal inflação que se acostumou com vários termos da economia.

É fato que o Brasil se tornou uma das coqueluches dos mercados internacionais e não há seminário no qual o país não receba elogios de economistas de todo mundo.

Com a mudança da nossa moeda pro Real em 94, o país experimentou um sabor novo: a estabilidade econômica. Podem acreditar, na época da inflação desenfreada, as etiquetinhas de preço podiam mudar 2, 3 vezes por dia, todo santo dia. Não dava pra planejar nada, pergunte pros pais de vocês. Era um tal de comprar uma coisa pela manhã e, à tarde, já ser outro preço...

Desde o Plano Real, nossa economia cresce em ritmo moderado. A inflação baixou e as exportações subiram. Hoje o Brasil é o maior exportador de minério de ferro, fumo, carne bovina e caminha para também ser o maior exportador de soja e outros grãos e, pasmem, tecnologia da informação.

Não sei se vocês se lembram, mas já exportamos know-how  de eleições para os EUA? Somos fracos não!!!

Nossas principais indústrias, hoje em dia, vão de aviões a produtos têxteis, de petróleo a brinquedos, de calçados a eletrônicos, de equipamento de telecomunicações a turismo. A gente é um povo variado!

O produto nacional cresceu em termos reais porque o Brasil tem uma base industrial e tecnológica avançada.

A renda média do trabalhador está crescendo e a demanda interna está aquecida. Ou seja, se neguinho trabalha e ganha, neguinho sai pra gastar, pra consumir...

A dívida externa líquida, um monstro do passado, está zerada.

O desemprego está estabilizado no patamar de 10%.

Nos últimos vinte anos, o Brasil se tornou menos pobre e os dados de exclusão sociais melhoraram bastante.

Segundo o presidente do Banco Central, somos a 10ª maior economia do mundo, a previsão do Banco Mundial é que sejamos a quinta até 2016. Já somos o quinto maior mercado publicitário do mundo e ainda estamos crescendo. E graças ao descobrimento do maior campo petroleiro do mundo, temos também grande reserva de petróleo.

Pesquisas sérias apontam a queda do analfabetismo. Eu não estou inventando nada disso, está tudo nos jornais todos os dias, ou seja, não temos mais espaço pros pessimistas reclamarem. Tá perfeito? Não tá, mas tá legal, tá melhorando. Vamos nos aplaudir...

Só pra completar, algumas empresas brasileiras já são estrelas no exterior: Embraer, Havaianas, Marcopolo, Votorantim, Hering, Vale do Rio Doce, Multibrás (que é a fusão da Brastemp com a Consul), Azaléia, Natura e AMBEV (fusão da Brahma com a Antarctica). Ou seja, estamos muito bem na foto!

Vamos falar de tecnologia...

Vocês lembram que antes desse período quer a gente tá falando, ou seja, de 93 pra cá, não se falava muito de tecnologia e, hoje, nossas avós tão participando de chats na Internet?

Foi ainda na década de 90 que a gente ouviu nosso primeiro CD, comprou nosso primeiro computador, passou nosso primeiro e-mail, falou no nosso primeiro celular...

Antes era máquina de escrever – no máximo, elétrica. Se você errasse uma letra, era todo um processo... Tinha que apagar com lápis-borracha (que acho que vocês nem sabem o que é), ou então usar branquinho – que era uma tinta pra correções que mais parecia um esmalte de unha, tinha que esperar secar antes de voltar ao trabalho... 

Também acabou essa coisa de fita cassette, de VHS, disco de vinil. Vocês sabem o que é um mimeografo? Nem precisam saber... Papel de carta colorido e perfumado? Foi-se a era em que a gente tinha que lamber selo, o mundo evoluiu MUITO!

Hoje, ninguém mais tá grudado na parede, na tomada... o mundo sem fio já é uma realidade. E tudo em terceira dimensão!

O que a gente precisava era ter mais tempo pra ler todos os manuais de todos os aparelhinhos que a gente compra. A maioria das pessoas não sabe nem metade do que seus celulares são capazes. Ou suas secretárias eletrônicas, ou ainda seus micro-ondas.

Eu só queria saber pra que timer numa geladeira...?!

Mas até isso tá mudando: parece que a criançadinha já nasce com um chip instalado no cérebro que faz com que elas entendam muito mais que a gente, sem precisar ler nenhum manual. Quer um professor de tecnologia em casa? Tenha um filho!

Aliás, não demora, daqui a pouco até o filho vai vir com timer, você vai saber quanto tempo ele durará... (rs)

Vamos falar agora do mundo das artes.

A cultura brasileira tornou-se mais valorizada, com a ressurreição do cinema e a boa recepção de músicos brasileiros no exterior.

Por falar em música, desde a bossa-nova o Brasil já está muito bem representado nas rodas internacionais mas, nas duas últimas décadas, a procura da batida perfeita brasileira já atingiu vários e várias bandas de fora que, não raro, contratam percussionistas brasileiros.

Nossa televisão é show em qualquer país. Nossos programas, novelas e documentários são exibidos no globo terrestre e sempre são muito bem vindos, elogiados e premiados.

O cinema brasileiro mostra sua cara e filmes como “O Quatrilho”  e “Central do Brasil” são indicados ao Oscar, o prêmio máximo mundial do cinema. Assim como nossa deusa da interpretação,  Fernanda Montenegro. A gente tá encostando, uma hora a gente ganha...

Outro fato importante foi a eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo. O monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. Em 2007, em Lisboa, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Certamente, este prêmio é extensivo à paisagem no seu entorno, porque é raro a gente ver uma moldura tão bonita, não? O Guiness versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo.

Outras coisas bem relevantes pra gente concluir este pequeno panorama do Brasil e do mundo nessas duas últimas décadas:

Aniversário do Brasil. No ano 2000, nossa terra comemorou 500 anos de nascimento e houve muita comemoração. Na verdade, qualquer festa que celebre o Brasil celebra também a riqueza de sermos um país de extensões continentais, abençoado com uma fauna e flora fantásticas, com rica variedade de climas e paisagens, com abundância de água e riquezas minerais. Dizem que Deus é brasileiro. Se não for verdade, Ele deve estar tirando a cidadania!

Outra coisa: não há quem abra um jornal ou ligue a televisão e não ouça a expressão "pré-sal", não é verdade? Mas o que vem, a ser isso? Pré-sal é uma camada de rochas porosas que a Petrobrás sabe-lá-deus-como localizou a 5 ou 6 mil metros abaixo do mar, depois da camada de sal que a recobre.

A euforia não é para menos. Estima-se que nesse lugar um tanto quanto inacessível encontra-se mais de 100 bilhões de barris de petróleo e gás natural. Atualmente as reservas brasileiras não passam de 14 bilhões.

Essa reservinha de petróleo se formou há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos. Ou seja, é mais antigo que a Dercy e a Hebe juntas! Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos.

Ninguém aqui item um terreninho lá, tem? Uma pena, vão continuar ralando...

Nos últimos tempos, todo a mídia fala que caiu o nível de mortalidade infantil e que subiu a expectativa de vida do brasileiro. A gente reza pra que isso seja verdade, não é?

E uma das expressões mais usadas em tudo quanto é propaganda, programa de tv, anúncio de jornaleco de bairro é... QUALIDADE DE VIDA!

(IMITANDO EXAGERADAMENTE UM ATOR FAZENDO UM ANÚNCIO DESSE TIPO)

-Gentem, hoje eu quero anunciar pra vocês um grande lançamento que é QUALIDADE DE VIDA: O Condomínio Porangaba II. Ele te oferece 6.000m² de área verde, com piscina, campo de futebol, quiosque e pomar.  Casas com home-theater, home-office, home-care. Espaço gourmet, espaço lual, espaço legal. Piscina com raia, lago com raia, até Cláudia Raia...  O preço parece brincadeira e você pode pagar até sua missa de sétimo dia. Porangaba II, ao lado do “Colinas de Porangaba” e pertinho do Porangaba Shopping. É QUALIDADE DE VIDA em Porangaba.

Outra:

-Gentem, eu quero apresentar pra vocês uma promoção pra lá de casadinha: é a Promoção Casada Kit Trio Elétrico. Na compra da Super Panela de Arroz “Super” e da maravilhosa Vassoura Elétrica “Maravilhosa”, você ganha um TANQUINHO: você cozinha, limpa a casa e lava a roupa tudo de uma só vez. Ligue pro nosso 0900, você não paga nem a ligação. O que é isso? Isso é QUALIDADE DE VIDA.

Depois dessa, internacionais...

NASA confirma a existência de água em Marte e na Lua. Olha que legal, o dia em que você for pra lá não esquece de levar um saquinho de Tang, caso dê sede...

E para finalizar, o assunto internacional da última década: a eleição de Barak Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos que, diga-se de passagem, já demonstrou muita simpatia pelo Lula, declarando: -“This is the Man”.

Gostando ou não, uma coisa a gente tem que concordar: o Lula é o presidente brasileiro que mais tem colocado nosso país no mapa do mundo. E é isso que cada um de nós, brasileiros que somos, esperamos.

Esperamos evoluir, termos opções de trabalho, crescer,  darmos melhores condições a nossos filhos, vermos nosso país crescer, nossa economia melhorar cada vez mais, enfim... conquistarmos mais QUALIDADE DE VIDA!

Que venham mais e mais décadas de muito orgulho. Um abração pra todos vocês e até a próxima!!!

Fui...