TWITTER, O CARA-PINTADA DO ANO 2000


E a histeria está se formando. Alguns famosinhos e outros nem tanto estão se achando com o poder de fogo, lançando suas campanhas de moralização do país e de sua política via Twitter. Nos anos 80, todo mundo de amarelo nas ruas proclamava “Diretas Já”. Nos 90, os caras pintadas. Agora, era digital, este site de “relacionamento” (?) é o porta-voz da moçada!

Existe no Twitter uma lista chamada TRENDING TOPICS que são os tópicos mais discutidos pelo povo através do mundo. No dia do jogo entre Brasil e Estados Unidos, o ator e sex-symbol-americano-da-hora Ashton Kutcher (um dos mais seguidos e perseguidos do site, com mais de dois milhões e quinhentos mil seguidores. Houve até o episódio em que ele e sua Demi Moore conseguiram evitar o suicídio de um fã através de um certo esforço online via Twitter) teve que reconhecer as habilidades futebolísticas do tal país Brazil com “s”, se conformar com nosso 3 a 2 contra eles  e – o que é pior, ou não... – engolir a expressão “Chupa”.  A galera tupiniquim se esbaldou e o movimento virou um “trending topic”. O Ash Ku nem sabia o que era isso, mas qualquer um que passou por uma ou duas aulas do Yázigi pôde lhe traduzir o “Suck it” (pela cara de Demi, isso ele deve saber o que é...)

Agora, meia dúzia de queridinhos da mídia – ou nem tanto – como o ex-Sandy Junior Lima, Marcos Mion, Felipe Solari, o repórter Vesgo e outros menos votados - lançam (ou apoiam) a campanha “Fora Sarney”. E a histeria para que isso vire um novo “trending topic” está corroendo seus jovens corações.

Eu acho lindo termos postura política, bem como postura na vida. Acho lindo acreditar que nosso esforço poderá valer a pena mas, convenhamos (e eu, mais que ninguém, caguei pro Sarney): será que se essa campanha virar um “trending topic” a gente consegue dar um impeachement no velho? E, se conseguirmos – Deus seja louvado – o senado e o governo estarão finalmente limpos e a salvo de qualquer outra manifestação de corrupção?

Sei lá... Se a ordem é exercer a tal cidadania, vamos nos vestir de amarelo, pintar nossas caras e nos conectar ao Twitter. Quem sabe essa porra seja a salvação!

Obs.:
1) Quer seguir o Ashton? www.twitter.com/aplusk (Ashton PLUS+  Kutcher)
2) Quer me seguir? www.twitter.com/fariellocarlos
3) Quer entender melhor os tais TRADING TOPICS? http://www.whatthetrend.com  (esse site explica um por um, in English)
4) Quer ver o que é mico pago em dolar? http://www.youtube.com/watch?v=tTu66ubVM0M