AMIGAS DO PARTO



Consultório médico. Uma obstetra dá dicas às grávidas. Ela tem uma fala super mansa, é dócil na aparência, mas diz coisas horríveis sem sair desse tom. Os ítens grifados podem ser teatralizados por outros atrores enquanto se ouve a voz dela em off.

-Olá você, mulher grávida. Eu sou médica obstetra e fui convidada a dar alguns conselhos a você, mamãezinha de primeira viagem. Bem, você já está de 8 meses, não aguenta mais essa situação. Sente-se feia, inchada... e está mesmo! Gostaria de estrangular o monstro que te fez esse filho. Calma, minha amiga, isso tudo vai passar.

Por enquanto, vamos nos ater aos momentos preparatórios para o grande dia.

BAGAGEM PARA A MATERNINDADE. Separe já seus objetos pessoais e um bom par de camisolas pra não ficar andando pelos corredores da maternidade com aquela bunda branca e obesa de fora, tal e qual uma morsa albina.... Leve, amiga, apenas duas ou três mudas de roupas discretamente numa frasqueirinha. Você não vai precisar de um jogo de 8 malas. Tenha classe! Você só vai parir, não vai para a entrega do Oscar. Um ditado que gosto muito: já que a bolsa vai estourar, que seja uma Dior!!!

NOMES. Que nome dar ao seu bebê? Certamente você já pensou muito nisso duarnte todos esses meses. Mas considere que esse bebê um dia vai virar gente grande, envelhecer... e morrer. Um nomezinho fofo de criança pode não combinar quando essa criança ficar grande. Dispense nomes da moda ou de personagens de novela (Carina, Nina, Melina e outros bichos) porque as novelas acabam e os nomes também. Filmes igualmente: nenhuma criança merece se chamar Avatar ou Nemo... Nomes de políticos ou pessoas públicas nem pensar... Dilma, Marina, Serra... Hitler da Silva... Suzane Richtofen de Souza ninguém merece!

DOCUMENTANDO O PARTO. OK querer uma lembrança em video da coisa toda, mas opte por uma camerazinha discreta, essas tais PIX anunciadas como a “mais vendida do país” mas que ninguém nunca viu cumprem bem essaa função. Você parcela em 15 anos e já aproveita pra documentar a primeira comunhão e o baile de debutantes da criança. Você não precisa contratar toda uma equipe de filmagem com 4 câmeras, um diretor de fotografia, uma grua, afinal é só um parto, não o remake de “E O Vento Levou”. Na hora da gravação, clame discrição a quem filmar. Desnecessário adentrar seu utero para um makin´ of detalhado. Isso não vai entrar para o catálogo das “Brasileirinhas”!

AMAMENTANDO O BEBÊ. Um ambiente tranquilo contribui para a amamentação fluir naturalmente. Calcule o horário das mamadas para acontecerem num lugar discreto, calmo... Não é legal você pegar um trem pro ABC às 6 da tarde e botar os peitos pra fora e alimentar sua cria só porque você acha a amamentação uma coisa bonita. Meu bem, perceba: NÃO É! Ninguém merece presenciar uma criança faminta caindo de boca nos seus peitos que, a essa altura, mais parecem duas tangerinas no final da feira.

CRIAR UM BOM AMBIENTE PRO BEBÊ. Uma música clássica, um jazz gostoso, uma musiquinha tranquila vai ajudar o seu bebê a desestressar do agito pelo qual ele recentemente passou: o seu próprio nascimento. Você não vai botar uma Joelma pra criança crescer nervosa, mas também poupe-a de uma Mallu Magalhães, a não ser que você queira uma criança lenta... Beeeem lenta!

COMPORTAMENTO EM GERAL. Há mulheres que estão grávidas há 10 minutos e já querem exibir suas barrigas. Minhas amigas, calma. Fazer a linha “só ela tá grávida no mundo” e botar banca pra isso é cafona demais. Quando for a hora, todo mundo perceberá seu estado “interessante”, ninguém vai pensar que você está escondendo um vaso sanitário na barriga... Seja discreta, afinal você não é a Hebe e ela mesma só pariu uma vez... há 150 anos atrás!

VOLTANDO SUA VIDA AO NORMAL. Bobagem, meu amor, sua vida jamais vai voltar ao normal. Você nunca mais vai conseguir encontrar um tempinho para namorar. Esqueça de vez esses papos de intimidade com seu marido. Se você não tivesse tido tanta intimidade com ele, não estaria passando por isso agora.

Ficar de mal com o espelho é normal. Inveja da Juliana Paes, Giovana Antonelli, Fernanda Lima e outras tantas famosas que, recém-paridas, rapidinho reapareceram esbeltas e elegantes também é normal mas conforme-se: você NUNCA ficará como nenhuma delas. E, cá entre nós, pra que ficar? Afinal, o marido que elas têm você também jamais terá!

Então, minha amiga, conforme-se com o inchaço, os seios fartos e o excesso de abdomen. Eles ainda farão parte de você por um bom tempo. Provavelmente pra sempre!

É lindo ser mãe! Como também é lindo você afirmar que o amor por seu filho compensa tudo isso: os quilinhos a mais, a falta de sossego, a eterna preocupação com ele, o fracasso de uma vida amorosa... Só falta você realmente acreditar nisso, não é?