Dá um tempo!
Você já passou o ano inteirinho acordando ao meio-dia, preocupadíssima, pensando se as crianças levantaram, tomaram café e foram para a escola – sem perder a hora.
Teve que acompanhar seu marido em inúmeras festas. Teve que ir ao shopping fazer intermináveis compras. Teve que telefonar todo santo dia para um delivery de comida a fim de alimentar sua família com pizzas, japas, esfihas abertas ou fechadas e outros gêneros gastronômicos. Teve que frequentar o clube (para o marido não dizer que só paga, paga e que ninguém aproveita...) Teve que dar ordens aos empregados porque essa gente não tem o mínimo senso de iniciativa própria... Que ano!!!
É totalmente desumano pensar que, depois de tudo isso, você ainda tem que estar disposta aos preparativos das festas que finalizam um ano tão heavy-metal, concorda?
Sejamos muito práticos. Convide exatamente 5 famílias de amigos para festejarem Natal e Fim-de-Ano em sua casa. Sim, se eles vêem, você se poupa de ter que ir...
Por quê 5? Porque dessa forma, você distribui irmãmente as funções para cada uma. Sim, torna-se cada vez mais natural dividir tarefas e pratos numa festinha. Ninguém, hoje em dia, fica horas a bater um bolo para uma visita.
Cada família convidada tem uma função. Dessa forma:
Família 1: responsável pelos doces;
Família 2: responsável pelos salgados;
Família 3: responsável pelas bebidas;
Família 4: responsável por produtos descartáveis (pratos, talheres, copos, etc);
Família 5: responsável pela arrumação e limpeza final.
Assim não fica tudo organizado? Você já faz demais em ceder a casa!!!
Quanto às crianças, se você não teve como despachá-las para algum camping ou casa de algum tio do interior, alugue alguns DVD´s (esses com mensagens) e delimite exclusivamente o espaço do quarto delas para que vocês, adultos, tenham um merecida pausa. Quem sair do quarto, não ganha presente e ponto final!
Por falar em presentes, nada mais chato do que ficar escolhendo o que dar para filhos e parentes próximos. Nunca ninguém fica feliz com nada. Ter que voltar na loja para trocar qualquer que seja o item é um absurdo que não faz parte da vida de mulheres tão cansadas (tadinhas!). Seja prática, simples e direta: dê dinheiro! E cada qual que compre para si o que bem entender. É isso aí: todo mundo tem seu preço (alguns são até bem baratinhos, uma coisa “Casas Bahia...”)
Para os convivas, apele para o amigo-secreto. Melhor: INIMIGO SECRETO. Isso te poupa de sair à procura de alguma coisa original. Vasculhe seu sótão e encontre algum presentinho “de sacanagem” para seu inimigo: aquele disco da Waldirene, um dicionário de japonês, rolo de madeira para massa... (sempre temos guardado inúmeras inutilidades que só ocupam espaço. Aproveite para livrar-se delas...)
Ufa, como é difícil organizar as coisas, não é verdade? Para isso estamos aqui, para ajudá-la a não ter todo esse trabalho e fazer com que você aproveite o feriado para relaxar e simplesmente se concentrar em seu propósito que é... qual é mesmo??? aaaaaaahhhhhhh, comemorar o aniversário de Cristo.
Afinal, até Ele tirou um dia para descanso!
Força nas festas natalinas e programe-se para que - no próximo ano - você não se desgaste tanto!