ETIQUETA NO PRESÍDIO - DONA CLOTILDE

Olá, meus amores, meu nome é Madame CLOTILDE e eu sou uma consultora de moda, beleza, estilo e comportamento. Justamente por ter expertise nesses assuntos ligados ao comportamento humano acho que é bastante relevante vir aqui esta noite para falar algumas palavras sobre ETIQUETA.

Sim, porque não existe nada mais DESAGRADÁVEL que chegar num ambiente qualquer e não saber como se comportar.

Vestir um casaco de pele para jantar na casa de um vegetariano membro do Partido Verde é imperdoável. Merece cadeia quem faz esse tipo de coisa!

E, por falar em cadeia, outro dia, praticando meu jogging, eu estava passando ao lado de um presídio e, alta que sou, com visão de longo alcance, pude perceber alguns presos se digladiando... Uma cena pavorosa. Cenários péssimos, figurinos horrorosos, palavras de baixo calão... Um caos!

Bem, diante deste quadro resolvi criar um novo curso de etiqueta... ETIQUETA. NO PRESÍDIO!

Afinal não é porque roubou, traficou, matou, estuprou que não vai ter bons modos!

Ladroagem, assassinatos, estupros, crimes hediondos, atos de pedofilia eu até entendo, mas arrotar no final de uma refeição é realmente o fim da picada, não é verdade?

Bem, do que se compõe o curso ETIQUETA NO PRESÍDIO? Eu tenho aqui um folder... ADOOORO FOLDER!!!

Primeiramente ATITUDE. A atitude é tudo na vida de uma pessoa, ela diz muito sobre cada um. Por exemplo:

·       como sair de um camburão com alguma classe?

·       como ficar bem na foto das páginas policiais?

·       que roupa vestir para praticar um ato ilícito? Nada de pretinho básico, você não está num show da Madonna... Também não é preciso se ultra-colorir... você é apenas um meliante, você NÃO É o membro de uma banda de rock adolescente sem talento!

·       Como se encaminhar FELIZ para uma cadeira elétrica? Sei que não temos ainda, mas não há de demorar... Já pensou o Bolsonaro sentando gostoso numa cadeira elétrica? Ele ia gostar... E o Feliciano? Iria sair de lá com a chapinha pronta...

O meliante chega no presídio, é locado na cela 14 do Pavilhão 19 com 56 presos, e capacidade para 11. Tá todo mundo lá apertado como uma pipoca no saquinho. Qual a melhor atitude? Pedir licença e ficar no seu cantinho. Se não der, ficar no seu “meinho” e se sentir alguma coisa pontiaguda, tenha em mente que isso é inevitável e sorria! O que mais você pode fazer?

No REFEITÓRIO

Não detone a comida como um suíno esfomeado no seu último dia de vida. Tenha modos.

·       Saiba como portar um bandejão, seja o mínimo elegante! Saiba usar os talheres... o de peixe, o de escargot... E não se esqueça de guardar bem sua colher de plástico, ela pode ser bastante útil quando você for convidado para cavar um túnel (entenderam a mensagem subliminar?)

·       Peça ao garçom uma cumbuquinha com lavanda... Se não for possível, uma latinha de goiabada que seja com um pouquinho de água e limão já tá de bom tamanho!

Numa REBELIÃO

Em primeiro lugar, meus amores, não amarrem a camiseta na cabeça, a gente nunca sabe quem é quem! Isso é por demais cafona, nada fashion. Esses turbantes improvisados nunca ficam bons!

E também não bote fogo no colchão – isso é tão demodeé! Você, não vai querer dormir no chão, não é verdade? Quer botar fogo? Bote num coleguinha de cela, lá tem tantos...

Na SOLITÁRIA

O pessoalzinho reclama da solitária, mas eu digo para eles: “Meus amores, a solitária é um momento lindo na vida de uma pessoa, é um spa mental! Um momento seu, uma pausa tranqüila, acolhedora... Otimize o tempo e aproveite para aprender o alfabeto dos surdos-mudos. Isso pode ser de grande valia quando os presos estão no telhado do presídio, tomando um solzinho gostoso, geralmente com algum refém, pra se comunicar com os helicópteros da Globo... (faz os gestos, mostra o dedo do meio)

Próximo tópico: MOMENTO LATRINA

Agora pesou!

Se você é do tipo envergonhado, trate de se acostumar com a idéia de que você VAI TER que dividir a privadinha comunitária SIM... e na frente de todo mundo....

Sem esse papo de que não faz fora de casa: agora LÁ é sua casa. Então libera total e abstrai.

Vai ficar reclamando que tem o intestino preso? Não é só teu intestino que tá preso, meu amor, você inteiro está... Não é verdade?

Outro item: RECEBENDO NO PRESÍDIO

Adoro esse tópico porque nele a gente fala sobre visitinha íntima, um momento tão esperado, uma coisa tão gostosa – eu mesma já participei de umas 3 ou 4... para levantamento de dados - o curso dá ótimas dicas sobre a decoração da cela:

·       Como fazer flores recicladas com embalagens de pet,

·       Como colocar uma boa manta sobre o catre,

·       Como preparar um birinaite bacana e tá feita a festa.

Aí é só mandar o bandidinho pra dentro, tão me entendendo?

Agora um ponto de fundamental importância: CULTIVANDO A BOA IMAGEM

Eu acho um absurdo uma pessoa que tá no presídio, portanto tá na mídia, não cuidar da própria imagem...

Outro dia eu falei pra essa menina, a Suzane Von Richtofen: ok, meu amor, matou seus pais, isso eu posso entender, mas sair daquele camburão toda descabelada, com aquele franjão, não pega bem.

Acabar com os pais não é nada, pior é acabar com uma reportagem toda... É Fantástico, é o show da vida, é mídia nacional, meu amor, tá louca?

Não derrama uma lágrima... Péssima atriz! Daqui a pouco tá fazendo “Malhação”...

Belo, o “cantor” Belo, tem que melhorar aquela imagem! Não sabe o que é um retoque na raiz? Parece o menino das Balas Juquinha! 

Eu canso de falar pra ele: “Belo, meu amor, aproveita a mídia, como cantor você nunca teve tanta!”

A mídia é uma coisa legal, a mídia é igual ao narcotráfico: se não fosse boa não seria tão cara! Não é verdade?

Oras... eu perco a classe com esse povo! Saudades do Maluf, viu? Aquilo que era aluno!

Bem, taí o conteúdo pragmático do curso, que já é um verdadeiro sucesso. Nossa próxima turma tá um escândalo: tem o Nardoni (ô menino feio!), tem o Mizael, o goleiro Bruno... a turma tá bem gostosa!

Tô pensando até em criar uma ONG: a CPI - CÓDIGO DE PROTEÇÃO AO INFRATOR

É bom pra eles, mas para toda a comunidade em geral, pra toda a população – afinal a gente nunca sabe onde vai acabar.

Você pode ser da elite hoje mas, se amanhã ou depois você cometer um crime – e for preso – já vai saber pelo menos como se comportar numa carceragem, não é verdade?

É preciso cuidar do marketing dos presídios pois, afinal de contas, o preso de hoje pode ser se transformar no futuro chefe de uma facção criminosa importante! Eventualmente, se tudo correr bem, se ele assistir a minhas aulas, pode até virar um político, não é verdade? Tantos marginais viraram!!!


É que eu sempre digo: tá dominado, meus amores, tá tudo dominado... Bem, não percam a aula da semana que vem – ETIQUETA NA RODOVIÁRIA! Um beijo a todos e até a próxima!